| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

NOSSA  COMUNIDADE EM REDE

Page history last edited by PBworks 16 years, 6 months ago
 
 

 

 

A nossa comunidade estudada é de Novo Três Passos. 

 

 

Marechal Cândido Rondon (Paraná) - Wikipédia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Agora vamos fotografar, gravar, produzir textos e publicar

para que outras pessoas conheçam sua comunidade

 

 

 

 

 

Esses  desenhos  foram feitos pelos  alunos, com objetivo de representar  a natureza do município

onde o  aluno  mora.

 

 

 

 

 

slide errorPlugin error: That plugin is not available.  

 

 

 

 

 

 

Essas fotos  são  do  Espaço  Urbano de Novo Três  Passos.

 

 

 

 

 

slide errorPlugin error: That plugin is not available.  

 

 

 

 

 NOSSA COMUNIDADE EM REDE

 

 

 São inúmeras as possibilidades de utilização do computador na escola e igualmente

diversificadas as possibilidades deste uso. O computador pode se constituir em poderoso recurso didático para o processo ensino-aprendizagem desde que integrado às redes mundiais de comunicação, como a Internet, e utilizado como elemento básico e próprio do mundo contemporâneo, constituindo-se num elemento chave para uma nova forma de pensar e aprender, mais global e integrada. Para tanto, é necessário uma metodologia de trabalho, que permita a participação ativa do aluno  e  professor no processo de ensino e de aprendizagem.

 

É necessário integrar ao currículo de um modo significativo e incorporá-la às atuais práticas de sala de aula, adotando uma educação baseada na aprendizagem colaborativa sustentada por ambientes virtuais. O professor deve utilizar essas tecnologias na prática docente e como apoio ao processo de ensino e de aprendizagem.
Faço questão de ir me tornando um homem do meu tempo. Como indivíduo, recuso o computador porque acredito muito na minha mão. Mas como educador, acho que o computador, o vídeo, tudo isso é muito importante (FREIRE, 2001, p. 198).
 
 
 
As atividades desenvolvidas em sala de aula devem abrir espaços para contatos com uma “comunidade em rede” por meio de recursos midiáticos. A internet contribui de forma significativa para a ampliação dos conhecimentos compartilhados entre professores, alunos e comunidades.Portanto a metodologia de projetos propõe ações que possibilitam ao professor e aluno criar situações de aprendizagens significativas e colaborativas.  
Na aprendizagem colaborativa a relação professor e aluno “contempla a inter-relação e a interdependência dos seres humanos que deverão ser solidários ao buscarem caminhos felizes para uma vida sadia deles próprios e do planeta”. (Alcântara e Behrens, 2003, p. 426).
 
 
Ao assumir uma metodologia de aprendizagem colaborativa, o professor deve incorporar o uso da internet, como uma ferramenta auxiliar no processo de ensino e de aprendizagem. Mas para que o professor utilize a internet de forma criativa, ele precisa envolver-se nesta discussão. E se o objetivo é o de provocar mudanças no processo educacional o professor precisa avançar para uma proposta de Alcântara e Behens (2003), de “metodologia da aprendizagem colaborativa com tecnologias interativas”. Atualmente a questão ambiental está provocando muitos debates em todas as comunidades. 
 
 
Muitas destas comunidades já  estão desenvolvendo projetos relacionados a preservação do 
meio ambiente. Por isso é fundamental   trabalhar com os alunos   este tema.Mas para que este debate  e ações desenvolvidas na comunidade não seja apenas conhecida pela escola, considero necessário que o 
professor utilize-se das   tecnologias da informação e comunicação para divulgar e mostrar a outras   comunidades o que está sendo feito, possibilitando assim o desenvolvimento de um trabalho colaborativo, onde todos possam dar também suas contribuições para   atuar e melhorar o mundo em que vivemos.
 
Os conteúdos específicos (desmatamento,destruição da biodiversidade, assoreamentos dos rios,extinção das   nascentes, elevação das temperaturas locais, queimadas, uso da água no meio urbano, Poluição dos rios e nascentes   pelos dejetos urbanos e rurais, degradação ambiental no espaço urbano e rural) estudados neste projeto são contemplados nas diretrizes curriculares do estado do Paraná, tendo como conteúdo estruturante   a Questão Sócio- Ambiental e também da coleção Agrinho distribuídas nas escolas públicas do ensino   fundamental. Este projeto  de pesquisa foi desenvolvida com alunos do ensino fundamental de   5ª e 6ª série.
 
 
OBJETIVOS
 
Este projeto tem como objetivo principal levar   o aluno a   conhecer a sua localidade e identificar   como a comunidade está cuidando da natureza   local. Para possibilitar ao aluno estes conhecimentos foi proposto aulas  de campo ,   buscando questionar: Onde? Como é esse lugar? Porque essa paisagem ou espaço geográfico é assim? Como é a natureza desse lugar?
O que esta sendo feito pela   comunidade local para preservação do meio ambiente? Como   vivem as pessoas desse lugar? Quais são os problemas ambientais provocados pela presença 
do homem? Qual   a localização, quais são os pontos turísticos?Como posso colaborar 
para atuar em minha comunidade e   contribuir para melhor a questão ambiental local e mundial?
 
 
 
Descrição das atividades realizadas
Para foi   necessário   seguir alguns passos tais como: 
 observação sistemática orientada
descrição do local da pesquisa de campo
visitação, organização de informações
entrevistas com moradores locais
maquetes do espaço pesquisado
desenhos representando uma paisagem local
 fotografar localidade da pesquisa
incentivar o trabalho em grupo para troca de conhecimentos e construção de textos coletivos.
Possibilitar ao aluno a utilização de mídias tais como computador, vídeo, e internet.
Utilizar a câmera digital para registrar a paisagem local da pesquisa de campo.
Vídeo sobre os temas estudados
Debates em sala de aula. ( o debate auxilia na formação do aluno enquanto cidadão. É fundamental ouvir o que nosso aluno tem a dizer, e a partir do debate possibilitar ao    aluno condições para que ele    possa atuar em sua comunidade   na busca de soluções para possíveis problemas encontrados com o projeto de pesquisa. )
Criar páginas na internet para publicar as atividades desenvolvidas tanto pelo professor quanto pelo 
aluno usando o   site www.pbwiki.com, que é atualmente autorizado o acesso pelo programa linux   implantado nas escolas públicas.
Construir textos, slides, publicar fotos, inserir links usando a ferramenta wiki.
Pesquisar na internet temas relacionados   aos   conteúdos estudados.
Criar um rede   colaborativa de aprendizagementre os alunos de 
uma localidade com outra para troca de conhecimentos em relação a natureza   local.
Incentivar a criação de ONGS para   proteção   do meio ambiente.

 

 
 
Conclusão
 
 
Esta pesquisa possibilitou aos   alunos   conhecer a sua localidade, e a localidade de outros alunos. Pois muitas vezes   estudamos localidade distantes, falamos de problemas ambientais distantes, e esquecemos de   explorar a própria comunidade   no qual o aluno está inserido. Além de conhecer a sua localidade foi possível apontar   os problemas ambientais existentes. E a partir deste problemas procurar buscar possíveis soluções para   a preservação ambiental da comunidade estudada.
Também foi possível identificar   alguns procedimento adotados pelos moradores no que   refere-se a proteção do meio ambiente. Como por exemplo o   Morador da
Linha Bandeirantes que colhe sementes de  Ipê , e faz mudas em bambu, para posteriormente replantar. Outro exemplo é de um   Pai de uma aluno que desviou os dejetos animais que acabam indo para o rio Quatro Pontes, 
contaminando o rio. Também essa equipe identificou que algumas indústrias locais estão contaminando os rios. Também foi verificado    a   de nascente no espaço urbano da localidade que   estão sendo cuidadas por um morador que reside próximo a nascente. esse trabalho possibilitou aos alunos fotografar a   natureza local,   a maioria destes alunos não possuíam câmera digital, mas a escola emprestou para que eles pudessem realizar esta   atividade.

 

 

Comments (0)

You don't have permission to comment on this page.